Cores no Comércio Eletrônico.

Recebi texto abaixo que trata sobre a utilização das cores e seus significados.  Vale a pena ler, principalmente ao empreendedor que está pensando em desenvolver o site de seu negócio. A matéria foi escrita pelo autor R.J. Magalhães, boa leitura!

Alguma vez na vida você já participou de uma discussão sobre o uso de cores em iniciativas de comunicação?

cores2

Não tem nada mais irritante do que uma discussão sobre o uso de cores com alguém que não conhece os significados de cada cor.

“Eu acho que o amarelo vai ficar bom”

“Não gostei do verde, o vermelho vai ficar bonito”

“Laranja é muito chamativo, coloca preto”

“Branco é morto, coloca verde com azul”.

A verdade é que o seu chefe deveria te dar um belo de um aumento por conseguir manter o bom humor nessas horas.

O que não falta nos escritórios por aí são gurus que acham que entendem de cores. Entretanto, as cores tem significados específicos, e quando bem aplicadas no comércio eletrônico podem ajudar significativamente os negócios da sua loja virtual.

Quando o assunto for cores, ouça a voz de um designer profissional, não vá pelo chutômetro.

O “feeling” no mundo dos negócios é essencial, todos temos que ter e usar de vez em quando. Mas, quando começamos a falar sobre um assunto técnico, como o uso de cores, deixe a técnica e experiência dos designers guiarem o seu feeling.

A escolha da combinação correta de cores para o template principal da sua loja virtual é quase tão importante quanto a escolha do domínio do seu web site. Essa combinação de cores vai determinar o “humor” da sua empresa, e consequentemente atrair ou afastar os visitantes.

Cada cor tem um significado, confira:

Preto – é a cor dos fortes. É a cor da autoridade, estabilidade e poder. O preto está associado a elegância e o luxo clássico. O preto faz as outras cores parecerem que pertencem a um todo e ajuda a criar uma atmosfera de mistério. Uma vez que provoca grandes emoções, o uso exagerado do preto é muito pesado para os visitantes da sua loja virtual, portanto é importante diluir o uso do preto adicionando cores brilhantes.

Branco – é associado com a inocência, pureza e simplicidade. É a calma e estabilidade que o seu web site precisa.

Vermelho – é a cor do amor, paixão, excitamento, agressividade e energia. É a cor que estimula todos os tipos de apetites. É uma cor indispensável para o comércio eletrônico de produtos para adultos.

Azul – é a cor favorita da maioria das pessoas. É associada a calma e confiança. O azul escuro é ideal para os negócios porque simboliza a estabilidade financeira, profissionalismo e fidelidade. Por exemplo, azul e branco é uma boa combinação de cores para lojas virtuais que desejam construir redes sociais e comunidades.

Amarelo – entende felicidade, brilho, entretenimento. A cor amarela ajuda o seu cérebro a liberar serotonina, que faz as pessoas se sentirem felizes e cheias de energia. O uso do amarelo no lugar certo e na quantidade certa pode se tornar uma poderosa ferramenta para atrair novos clientes.

Verde – é conhecida por ser uma cor associada ao relaxamento, natureza, dinheiro e saúde. O verde provoca um efeito de calma e prazer aos sentidos das pessoas.

Laranja – é a cor associada com diversão, prazer, energia e calor. Um fato interessante é que pode fazer produtos caros parecerem mais baratos.

Ouro – é considerada a cor que simboliza a riqueza. Ter alguns componentes dourados no seu design trará a ele um visual clássico e irá chamar a atenção dos visitantes.

Cinza – é uma cor associada a coisas práticas e sólidas. A cor cinza representa a alta tecnologia. O cinza é uma cor excelente, mas o uso exagero dessa cor no design pode dar ao seu web site um ar aborrecido e denso. Entretanto, a adição de alguns elementos do cinza a sua loja virtual trará a solidez necessária para o web site.

Quando chegar o momento de escolher o template-base para a sua loja virtual, dê uma atenção muito especial a combinação de cores, a qual deve ser uma cominação harmoniosa e selecionada de acordo com o significado que as cores tem para as pessoas.

E aqui começa outro problema: ao conhecer o significado das cores, as pessoas ficam com vontade de usar todas elas com medo de deixar algum cliente de fora ou perder alguma sensação.

Por isso, é importante conhecer alguns princípios básicos sobre combinação de cores para te guiar para a direção certa:

1. Combinação monocromática – é baseada na combinação de diferentes tonalidades da mesma cor (por exemplo, azul claro e escuro). A combinação monocromática dá a loja virtual um visual integrado e prazeroso.

2. Duas cores – é baseada no uso de cores que fazem constraste entre si. É a combinação entre uma cor quente e uma cor fria que trará um visual vivo e novo para a sua loja virtual.

3. Três cores – é baseada no uso de cores distribuidas igualmente no template da sua loja virtual.

Vamos agora conferir alguns exemplos práticos bem sucedidos do uso de cores no comércio eletrônico:

1o Exemplo: GamesTown, loja de games, combinação de três cores, preto,verde e vermelho (incluindo laranja).

image0012o Exemplo: Apple Store, loja de produtos de alta tecnologia, cinza e branco, uso moderado do cinza para não cansar o visitante. Contraste com o branco que traz calma e serenidade.image0023o Exemplo: Submarino, loja de departamentos, template monocromático baseado em diferentes tonalidades do azul. O template monocromático é recomendado para lojas de departamentos que possuem uma quantidade muito grande de produtos. O template monocromático evita a competição desnecessária das cores do comércio eletrônico com as cores dos variados produtos que a loja oferece.

image0034o Exemplo: Armani, predominantemente preto, a cor da autoridade, poder, liderança.image0045o Exemplo: Amazon, duas cores, laranja e azul. A grande maioria das lojas virtuais usa a cor vermelha para destacar produtos em promoção. Na contra-mão de todos, a Amazon usa o laranja na hora de mostrar promoções, ofertas e provocações para levar o cliente a comprar.image005


About these ads

17 responses to this post.

  1. Posted by Luiz Cogorno on 15/08/2009 at 5:26 PM

    Com certeza que cada cor tem algum significado, mas nem tudo é deterministico.

    Responder

  2. Posted by Fernando (ucis) on 21/08/2009 at 5:49 PM

    Grande Fábio,

    Seu blog esta demais .. muito bom.. ótimas materias e algumas curiosidadade. Fazia algum tempo que não passava por aqui, mas estou surpreso.

    Parabéns pelos posts, vou passar mais vezes…

    abraço

    Responder

  3. [...] iDeia para seu Negócio AKPC_IDS += "402,";Popularity: unranked [?] Estes artigos podem lhe interessar:Entrevista com [...]

    Responder

  4. Posted by banzer on 24/08/2009 at 12:57 PM

    Muito bacana a matéria Fabio… agora vou quebrar a cabeça! ;) Valeu pela dica

    Responder

  5. Posted by Joca Pitaluga on 28/08/2009 at 9:23 PM

    Lapuente, parabéns pelo blog. abraços

    Responder

  6. Posted by Adriane on 08/09/2009 at 11:12 AM

    Amei a consultoria gratuita….

    Responder

  7. Posted by Eulalia on 12/10/2009 at 9:16 PM

    Adorei o que li, gostaria de saber qual a cor ideal para dinheiro? (meu comercio é um salão de cabelereiro e é preto e branco e queria colocar uma terceira cor…) muito obrigada!

    Responder

  8. Posted by Eulalia on 12/10/2009 at 9:18 PM

    a cor vermelha é interessante para comercio? (salão de cabelereiro)

    Responder

  9. Posted by maria on 26/11/2009 at 10:04 PM

    gostaria de saber ,a cor ideal para eu pintar o meu salão de beleza
    por dentro e por fora
    gostaria de colocar uma cor forte na parede de dentro,fica bem na frente e nas latrais de outra cor mas
    suave
    cor para atrair mas dinheiro e claro cliente

    Responder

  10. Posted by Paula isabel on 25/02/2010 at 8:45 PM

    Adorei o que li
    Tenho uma loja virtiual com o nome Angel Cats é uma loja de vestuário feminino, masculino, infantil e acessórios.
    gostaria de saber quais cores para loja combinariam entre si com o nome e ajudasse a ser um sucesso.
    Obrigado.

    Responder

  11. Prezado Fábio Lapuente, Muito Boa Tarde.

    Estou com este pequeno problema, estou montando um loja virtual com meu sócio no seguimento de som e acessórios automotivos. e estamos com a dificuldade de fazer o logo e também definir as cores para o nosso negócio. Pode nos dar algumas dicas do que fazer ?

    No Aguardo !

    Grato;
    Salata, Jonathan
    &
    Emeson Oliveira

    TENHA UM DIA FANTÁSTICO

    Responder

  12. Posted by railton christianini on 03/06/2010 at 7:55 PM

    Sou dono de pet shop , estou mudando as cores da minha loja de verde para laranja, so que gostari de um novo visual mais atrativo junto com o laranja qual cor seria ideal?

    Responder

    • Posted by Fábio Lapuente on 07/06/2010 at 9:40 AM

      Olá, alguns sites oferecem ferramentas bem legais e que acredito poder lhe ajudar.
      Um deles é o site da Coral: http://www.tintascoral.com.br/
      Vale a pena visitar e verificar algumas ferramentas como: Consultor de Cores que você poderá interagir com ideias de cores e combinações e também verificar tendências de cores para 2010. A outra ferramenta é o Simulador de Cores, neste você escolhe o ambiente e defini cores para visualização.
      Obrigado pela visita e espero ter auxiliado.
      fábio

      Responder

  13. Posted by Bárbara on 01/11/2010 at 6:28 AM

    Bom Dia
    Abrirei um comércio de lingerie, moda praia, produtos eroticos e foleados tudo voltado para as revendedoras…o nome ainda não esta decidido, mais gostaria de saber quais as cores poderia estar utilizando para o sucesso do meu negócio?
    Adorei as dicas seu site esta maravilhoso!
    Obrigada desde já

    Responder

  14. Posted by Fernando Rodrigues on 29/04/2011 at 7:17 PM

    Oww Fábio!!!

    Estava rodando a internet e advinha onde vim parar? diretamente do Google! ehehehe

    Muito bom seu blog! parabéns e continue postando coisas legais!

    Abração

    Responder

  15. Gostei!!!E antes mesmo de entrar no site,eu já tinha feito a mudança de meu site.
    Usei as cores preto,ouro e branco.E olha que fiz uma ótima escolha.

    Responder

  16. Parabéns pelo site,
    As cores que usamos no nosso dia a dia têm significados especiais e podem trazer boas ou más influências, por isso, é interessante ficar sempre atento ao que elas representam.
    veja o meu site http://bit.ly/TINz9b

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 99 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: