Querendo abrir uma empresa de jardinagem?

O Felipe deixou um comentário sobre sua intenção em abrir uma empresa de jardinagem. “Penso em abrir uma empresa de jardinagem, o que faço?”.

De onde partir? “São tantas variavéis, realmente fica díficil de pensar.” Acho que o primeiro passo você já deu, “atitude”. O póximo é buscar o máximo de informação para que você se situe diante do que vem pela frente. 

Verifique todas as possibilidades sobre o setor. Esgote todo tipo de fontes: visitas, feiras, palestras, cursos e principalmente conversas com pessoas do ramo. Visite empresas, ligue, questione como um cliente e seja curioso. Busque informações técnicas, fale com especialitas. (instituições como a Embrapa, Sebrae e Universidades podem ser ótimas saídas.) 

j0178459

Depois coloque no papel. Escreva, planeje, pense em como chegar, defina ações, metas que possam ser o caminho para seu sucesso. Faça um Plano de negócio. http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/797332C6209B4B1283257368006FF4BA/$File/NT000361B2.pdf

Pense bastante nos podutos a oferecer, cuide dos serviços, da imagem de sua empresa, do visual, onde estará instalada, dos mínimos detalhes.

Veja a viabilidade de seu negócio, ele vai lhe dar retorno? Em quanto tempo? É viável? Você acredita? Vá em frente!

Tudo planejado. Vá à prática! Execute!

Quanto às idéias? Seguem algumas como sugestão:

Já pensou em um site bem bacana, funcional e prático com agendamento pela net. Você pode oferecer um atendimento personalizado, com hora e data pré-agendadas, confirmação por telefone, mensagem, e-mail.

Um bom material de divulgação bem objetivo, folder ou panfleto, contendo alguns atributos de sua empresa, o endereço de seu site, ajuda na divulgação “corpo a corpo”.

Surpreenda seu cliente! Chegue na hora marcada, uniforme com a logomarca de sua empresa, uniformes e funcionários limpos, etc. E, a limpeza total ao termino do serviço.

Deixe dicas de como manter as plantas de seu cliente. Leve produtos para oferecer a ele. Exemplo: adubos, fertilizantes, ferramentas, kits para irrigação.

Anote as solicitações de seu cliente, veja o que o cliente quer. Isso facilita o seu trabalho para o póximo serviço. Faça um banco de dados e anote informações sobre seus clientes, data de aniversário e principalmente contatos para relacionamento permanente, sem exagero.

Sugestões para surpreender seu cliente em datas especiais: Leve um bom livro sobre jardinagem, mudas para os aniversariantes do mês, flores, algo bem bacana.

Lembre-se, algo que escutei de um amigo: “Não importa o tamanho de sua empresa, importa o que você oferece aos seus clientes. Cliente satisfeito, com expectativas superadas, o retorno é maior.”

Dicas: visite

http://revistacasaejardim.globo.com/

http://casa.abril.com.br/casaclaudia/

 http://www.casaycampo.es/Casa_y_Campo_Portada.htm

About these ads

31 responses to this post.

  1. Posted by Andrea Z on 01/06/2009 at 4:41 PM

    Fábio,

    Cheguei no seu blog por indicação da Raquel, e a-d-o-r-e-i!!!
    Coincidentemente passei o final de semana estudando Klotter, e mais…hoje de manhã quando cheguei no trabalho recebei um cartão-semente de presente. Já viu? É um cartão que vira flor. O cartão introduz a semana do meio ambiente, e claro, é só plantar que nascem flores (são cravos).
    E a venda digital seria legal, o que você acha? Preciso comprar cascalho e terra para plantar o cartão!

    Beijos e Parabéns pelo conteúdo.

    Resposta

  2. Posted by Jorge Figueiredo on 04/09/2009 at 11:17 AM

    ACHEI INTERESSANTE ESSE CARTAO QUE VIRA FLOR.

    PRETENDO MONTAR UMA EMPRESA DE JARDINAGEM, JA ESTA NA FASE FINAL. ESTOU JUNTANDO INFORMACOES. JA COMPREI UM CARRO ESPECIFICO, ESTOU REFORMANDO, O LOGOTIPO JA ESTA NOS FINALMENTE.
    CASO TENHA INFORMACOES INTERESSANTES, POR FAVOR MANDE PARA MIM.
    OBRIGADO

    Resposta

    • Oi Jorge, Boa tarde. Vi que vc está montando tua empresa, então resolvi deixar aqui um recado, se precisar de projetos paisagista por favor me contate, acabei de me formar, estou em busca de novos horizontes, é muito agradável trabalhar com jardinagem, eu pelo menos estou amando, já tinha um pouco de experiência com arquitetura, agora estou com projetos paisagista, por favor, precisando me procure.
      e-mail: vcpaisagista@gmail.com
      muito obrigado.

      Resposta

  3. Transportes Inteligentes
    Soluções Econômicas para transporte de pequenas cargas.

    Saidecar – “Carro ao lado da moto”

    Nós somos os primeiros fabricantes de saidecar no Brasil para transportes de mercadorias, atuando a mais de 10 anos no mercado, homologado pelo Inmetro e licenciado pelo denatran e pelo contran.

    Transportes:

    Supermercado
    Distribuidora de gás
    Distribuidora de água
    Petshop
    Lojas de Matérias de construção
    Prestação de serviços
    Manutenções Elétricas
    Passageiro
    Concessionária e oficina mecânica para motos
    Transportes Especiais (Cadeira de Rodas)

    Contato:

    vendas@saidecar.com.br
    http://www.saidecar.com.br
    47 – 3433-5506 – 3433-7920 – 3422-6172
    Joinville – SC

    Resposta

  4. meu nome é rodrigo estou começando caminhar com minha propria emprasa agora e ainda n tenho site mas estou fasendo uma divulgação pe net quem for no google e digitar rodrigo jardinagem vera mas estou meio perdido na divulgação n sei por onde começar vc pode me ajudar ? abraço radrigo

    Resposta

    • Posted by Robson on 18/06/2010 at 3:30 PM

      Rodrigo estive lendo so post e um dica que posso dar que não será muito perante a sua caminhada inicial.
      DICA: Crie um nome para sua empresa para que todos que lembre, não do rodrigo jardinagem, mas sim de sua empresa, no primeiro instante você terá de vender a imagem de sua empresa para o mercado consumidor.

      Resposta

  5. Posted by leandro souza on 01/01/2011 at 8:46 PM

    meu nome e leandro eu tenho uma empressa de jardinagem nova no ramo ,quero sabe como calcular a metragem de serviso de jardinagem, e por metro ou por aria

    Resposta

  6. Posted by jacqueline de souza ferreira on 24/04/2011 at 12:18 PM

    quero montar uma empresa de jardinagem com o custo baixo…
    ja trabalho no ramo a quase 1 ano e quero expandir o meu trabalho, mas estou começando do zero, se alguem puder dar sujestões…eu aceito.
    obrigado.geremias amaral de oliveira

    Resposta

  7. Posted by duilo on 10/10/2011 at 3:41 PM

    obrigado pelas dicas agora mesmo estarei bolando como montar
    a empresade jardinagem e manutençoes !

    Resposta

  8. Posted by lia on 01/11/2011 at 7:48 PM

    Eu também começo com jardinagem e eu cultivo plantas para vender, para maiores informações:
    WANDERLEIALINA@HOTMAIL.COM

    Resposta

  9. Posted by Jaelson Gama on 04/11/2011 at 8:00 AM

    pessoal estou tentando abrir uma empresa de jardinagem, estou com muitas duvidas
    já fui no Sebrae mais ainda preciso da ajuda. O que eu faço para começar?
    ah! não entedo sobre jardinagens, quais cursos devo fazer? por favor aguardo resposta
    preciso de ajuda para começar. meu E-mail jaelson.gama@hotmail.com

    Resposta

    • Posted by Adriana Fontenele on 09/11/2011 at 3:17 PM

      Jaelson, se você estiver na cidade de São Paulo, pode procurar a Escola Municipal de Jardinagem que fica no Parque do Ibirapuera. Existe uma fila de espera de alguns meses, mas vale a pena, pois os cursos são muitos bons.

      Resposta

  10. Posted by Agesandro Ribeiro da Silva on 04/12/2011 at 9:10 AM

    Estou querendo abrir uma empresa de jardinagem tenho alguma experiencia. mas o problema e que vivo no exterior ha mais de 10 anos e estou muito desatualizado.
    queria por exemplo imformacoes sobre como abrir um site e qual o automovel mais proprio para trabalhar neste ramo. obrigado
    Agesandro Silva

    Resposta

  11. Posted by Fábio Lapuente on 04/12/2011 at 9:32 AM

    quanto ao automóvel, talvez o site da 4rodas lhe de algumas informações:
    http://quatrorodas.abril.com.br/salao-do-automovel/2010/marcas/hafei.shtml

    Resposta

  12. Posted by Samuel Pinto on 14/01/2012 at 12:33 PM

    Feliz 2012 a todos

    Quero abrir uma empresa de manutenção de jardim, tenho experiencia de 5 anos no ramo no exterior, porem no Brasil ainda não trabalhei com jardim, tenho todas as ferramentas necessárias, mas não sei como cobrar, quanto vale pelo serviço, se é por metro ou por área? Estou em Curitiba, se alguem puder me ajudar, fico agradecido.

    Resposta

  13. Posted by Samuel Pinto on 14/01/2012 at 12:34 PM

    Feliz 2012 a todos
    Quero abrir uma empresa de manutenção de jardim, tenho experiencia de 5 anos no ramo no exterior, porem no Brasil ainda não trabalhei com jardim, tenho todas as ferramentas necessárias, mas não sei como cobrar, quanto vale pelo serviço, se é por metro ou por área? Estou em Curitiba, se alguem puder me ajudar, fico agradecido.

    Resposta

  14. Posted by Cultivar Jardins on 26/05/2012 at 10:36 PM

    Ola, meu nome e Mario e em setembro deste ano vai fazer um ano que fundei a Cultivar. O que posso dizer a quem quer montar uma empresa nesse ramo e que os clientes “consomem com os olhos”, ou seja: seu sucesso esta na estetica, por exemplo, uma boa varrida nas calcadas depois de cortar a grama ajuda a dar um acabamento a mais. Tente ter um diferencial dos seus concorrentes, eu, como trabalho so no centro, uso bikes de carga ara se locomover com minhas ferramentas. Com isso, tenho facil acesso a todas as ruas, faco economia de combustivel e de quebra dou para a Cultivar o titulo de empresa totalmente ecologica. Se eu puder ajudar, meu msn e cultivar_jardins@hotmail.com Boa sorte a todos!!

    Resposta

  15. Posted by Cultivar Jardins on 26/05/2012 at 10:51 PM

    Ola, meu nome e Mario e eu trabalho em Porto Uniao SC. Em setembro deste ano faz um ano que eu fundei a Cultivar. Ate conseguir os primeiros clientes nao foi facil mas o que tenho a dizer sobre o ramo e que os clientes consomem com os olhos, ou seja, gostam miito da parte estetica do servico, por exemplo: Apos cortar grama, de uma boa varrida tambem nas calcadas pois var dar um acabamento a mais…sao esses pequenos detalhes q vao fazer a diferenca. Tenha sempre um diferencial dos seus concorrentes como exemplo, levar sacos para lixo para nao usar os do cliente. Nos da Cultivar usamos bicicetas de carga para se locomover no centro. Isso ajuda a chegar nos enderecos com agilidade sem pegar semaforos e dar voltas, faz economis de combustivel e de quebra faz da Cultivar uma empresa totalmente ecologica. Se eu puder ajudar em mais alguma coisa me adicionem no cultivar_jardins@hotmail.com. Boa sorte a todos!!!

    Resposta

  16. Posted by Sérgio on 05/06/2012 at 3:57 PM

    1º Sou do interior do estado de SP. Meu interesse em jardinagem é de infância e tenho um irmão que já possui uma empresa de gramas, portanto há coerência em montar uma empresa nesse ramo.
    Tive empresa em outro ramo de atividades ( por 15 anos ). Hoje não mais tenho a empresa e trabalho à noite. Tenho espírito empreendedor e gostaria de começar outra atividade para exercê-la durante o dia. Detalhe: Após os 15 anos de empresa, fiquei “receoso” em ter novamente meu próprio negócio, além do que não disponibilizo mais de grande quantia de dinheiro para iniciá-lo. Por isso exposto, gostaria de começar “devagar” não correndo muitos riscos.
    Como são muitas variáveis, não tenho base por onde começar ( mas tenho estudado muito à respeito na internet e acho que já tenho o caminho ), mas o mais importante mesmo é que não encontro cursos nessa área na minha região.
    Alguém tem alguma informação de cursos a distância ( comprovadamente eficazes ), ou algumas outras informações e/ou dicas que pudessem me passar ?.

    Resposta

    • Posted by Fábio Lapuente on 06/06/2012 at 6:25 AM

      Olá, qual sua região?

      Resposta

      • Posted by Sérgio on 06/06/2012 at 2:49 PM

        Olá Fábio. Resido em São João da Boa Vista – SP. Entre ontem, quando enviei essa msg e hj, continuei procurando e encontrei numa cidade próxima um curso intitulado ” introdução ao paisagismo” com o seguinte conteúdo programático:
        “Curso em que o participante aprende sobre paisagismo para a compreensão das formas de intervenção na paisagem e do processo de leitura de projetos de arquitetura”. (Carga horária: 39 horas, ministrado por Arquiteta Urbanista da PUC-Campinas )
        Método
        Como estratégias serão propostas situações ativas de aprendizagem nas quais o participante desenvolve um projeto paisagístico de baixa complexidade, contendo representação gráfica aplicada ao paisagismo, além de discussões e elaboração de atividades em subgrupos. Para tanto serão realizadas exposições dialogadas com o uso de slides e resolução de situações-problemas passíveis de serem encontradas no exercício da atividade.
        Programa
        • História dos jardins;
        • Evolução histórica da paisagem: pequeno panorama da evolução da paisagem brasileira;
        • Principais ecossistemas brasileiros;
        • Levantamento de dados para o projeto paisagístico: condições físicas do local, necessidades do cliente;
        • Elementos de composição da paisagem: piso, elementos construídos, água, vegetação;
        • Interpretação de desenho técnico e arquitetônico.

        O QUE ME DIZ ? Por esse conteúdo programático, acha que esse curso já me capacitaria para começar ? Me sugere alguma leitura como complementação à esse curso ?

        Um abraço e mais uma vez, certo de sua atenção, desde já agradeço !

      • Posted by Fábio Lapuente on 06/06/2012 at 3:12 PM

        Olá Sérgio, achei o conteúdo muito interessante, entre em contato e se tiver alguma dúvida, questione!!! Peça se possível o contato de alguém que já fez o curso para um papo, mesmo que por e-mail.
        Quanto a sugestão de livros, gosto muito da Livraria Cultura, dê uma olhada neste link:
        http://www.livrariacultura.com.br/scripts/busca/busca.asp?palavra=Paisagismo&tipo_pesq=1&tipo_pesq_new_value=false&tkn=0

        site do Sebrae
        http://www.sebrae.com.br/atender/momento/quero-abrir-um-negocio

        espero ter ajudado e boa sorte!

        abraço e obrigado

  17. Posted by Nelci coelho de macedo on 21/07/2012 at 11:52 AM

    Acho que vc tem ainda muito que me ensinar,e eu quero muito aprender;Nel macedo podas e jardins(27)9610-3641,e uo nel_macedo@yahoo.com.br

    Resposta

  18. Posted by josemilton on 30/09/2012 at 4:48 PM

    eu estou querendo montar uma empresa de jardinagem, mas o meu unico problema é um carro!!! como posso fazer para terceirizar esse serviço????

    Resposta

  19. Posted by Alex on 23/01/2013 at 2:40 PM

    Ola Agesandro Ribeiro da Silva,

    Também estou começando no ramo porém com vasta experiencia em carros, o melhor carro custoXbenefício é a strada da fiat ou Gm montana devido ao baixo custo de manutenção e varias autorizadas para reparo, eu estou comprando um trator aparador de grama por isso indico pick-up porem se vc vai ter mais de 1 funcionario fora vc vai ter que partir para os modelos chineses porem a manutençao e o preço de revenda é um tiro no pé. espero ter lhe ajudado.

    Resposta

  20. Posted by karla on 03/05/2013 at 12:52 PM

    boa tarde….
    estou abrindo uma empresa de plantas ornamentais(jardinagem),mas ainda não tenho fornecedor,se alguém souber de algum que faça a região de ALAGOAS favor me indicar,pois estou pegando de terceiros e ta saindo muito caro…

    obrigada

    karla regueira

    Resposta

  21. Oi sou Sos Manutenção faço jardinagem à 6 meses, na minha cidade no Litoral Norte de SP.
    Eu acho que o uso de um uniforme eh importante . nunca esquecer de levar extenção,
    sacos de lixo, e todos equipamentos necessário para o trabalho.

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 100 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: